Criar um site para sua empresa, seja ele um blog, institucional ou e-commerce, é uma forma de divulgar o seu negócio e atris futuros clientes.
A internet hoje é o segundo meio de comunicação mais utilizado, ficando atrás apenas da televisão. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que mais de 50% dos brasileiros utilizam a internet como principal meio de comunicação e informação.
Neste cenário, criar um site para sua empresa, seja ele um blog, institucional ou e-commerce é uma forma de divulgar o seu negócio, atrair o seu potencial consumidor e torná-lo efetivamente um cliente. Quem ainda não tem uma presença online, está perdendo oportunidades no mundo de negócios.
Confira os 10 motivos que listamos e entenda porque é importante criar um site para sua empresa.
1 – Presença online 24 horas por dia
Um negócio físico possui suas regras específicas em relação ao funcionamento e horário comercial, ao contrário de um negócio online.
Em um site ou loja virtual, sua empresa está acessível para o seu cliente no momento em que ele desejar, oferecendo maior autonomia ao consumidor e eliminando problemas do cotidiano, como trânsito e tempo de deslocamento.
Além disso, a parte burocrática é consideravelmente menor, o que facilita o processo para ambas as partes.
Com isso, sua presença online está ativa 24 horas por dia, possibilitando absorver o maior números de consumidores ao mesmo tempo, e em horários diferenciados.
Outra vantagem é que seu negócio não fica limitado a um espaço físico, permitindo possibilidades infinitas de expansão e ilimitadas oportunidades.
2- Seu site é o seu cartão de visita
O site de uma empresa é a porta de entrada para os seus clientes e uma excelente, vitrine de qualquer negócio. Nele, é possível consolidar todas as informações de contato, serviço e produto, além de comunicar o propósito da sua empresa, o objetivo pelo qual ela foi criada, e o que ela pretende realizar.
Além disso, a divulgação e publicidade dos produtos e serviços podem ser feitas de uma maneira mais rápida e fácil, com valores de investimento consideravelmente menores do que a mídia tradicional em rádios, jornais e TV. Outra vantagem é que em uma loja virtual, o lançamento de novos produtos pode ser realizado de forma prática, dinâmica e sem demora.
Por fim, o próprio site torna-se um canal a porta de comunicação direta com o seu público, abrindo espaço para sugestões e críticas sobre o seu serviço ou produto.
Mas lembre-se: você precisa causar uma boa primeira impressão para que o seu potencial consumidor torne-se um cliente efetivo. Para isso, capriche na questão visual e na organização das informações presentes no seu site ou loja.
3- Ser encontrado na internet
Você pode ter sua empresa física e também mantê-la ativa online. É muito importante que o seu cliente tenha a possibilidade de te encontrar no momento em que ele precisar.
Com a enxurrada de informações presentes na internet, quando o consumidor possui uma dúvida sobre um produto ou serviço que necessita, realiza diversas pesquisas e encontra variadas opções de empresas e negócios que oferecem o que ele precisa.
Por esta razão, é de grande importância que você tenha não apenas um site, mas um site otimizado para buscadores, como o Google. Por isso, vale a pena investir em estratégias de SEO para estar bem ranqueado no Google e alcançar esses resultados.
4- Valorização e fortalecimento da marca no mercado
Além de oferecer um produto ou serviço, você pode oferecer conteúdos com dicas e informações sobre o mercado, sobre o produto e até mesmo sobre os clientes. Sua marca será vista não apenas do ponto de vista comercial, mas como um canal de informação sobre o mercado que atua. Além disso, por meio de um estudo sobre o público-alvo, pode-se direcionar informações para todos os perfis de consumidores da marca.
Esta é uma forma de construir uma identidade para a sua empresa, mostrando ao consumidor o seu conhecimento sobre o seu negócio, gerando credibilidade e se posicionando como autoridade no assunto.
Dessa maneira, fica mais fácil para o consumidor definir qual empresa escolher no momento da compra.
Que tal fazer um blog com conteúdos relacionados ao seu serviço e, com isso, atrair mais visitantes e potenciais clientes para o seu site?
5- Gerar leads e negócios
Após fixar a sua presença online, é o momento de pensar em estratégias para transformar o seu visitante em consumidor final (ou lead). Além da otimização do site para buscadores, como falado acima, é importante direcionar o cliente para a venda.
A utilização de conteúdos educativos, também mencionado anteriormente, é uma ótima maneira de atrair potenciais consumidores. Para otimizar esse processo, você pode se utilizar de landing pages que garantem as conversões necessárias para a saúde do seu site e do seu negócio.
Além do site para a sua empresa, é muito importante estar presente nas redes sociais. Canais como o Facebook, Twitter e Linkedin podem ser utilizados para ampliar o alcance dos conteúdos e informações geradas dentro do site ou blog.
É necessário que tanto o site como as redes sociais sejam bem estruturados e estejam preparados com as informações necessárias para receber os consumidores.
Hoje, a internet proporciona facilidades para o negócio e não utilizar essas vantagens pode fazer com que seu negócio caia no esquecimento.
Lembre-se que se você não está online, o seu concorrente estará. Então, não perca tempo, esse é o momento de investir!
7. Pesquisas no Google
Em uma pesquisa divulgada pelo Google, foi revelado que o consumidor entra, em média, em seis canais diferentes antes de decidir onde comprar. Além disso, 9 entre 10 brasileiros pesquisam no buscador antes de comprar.
O número de pesquisas também é elevado se considerarmos o padrão de compra no Natal de 2022. Em uma pesquisa divulgada pela PEGN, foi mencionado que 75% das pessoas acessaram 5 páginas ou mais antes de escolher em qual site realizaria a sua compra.
7. Investimento que dá resultado
Mais que marcar presença na internet, criar um site traz algumas outras vantagens. Um desses pontos é a obtenção de melhores resultados.
Ainda segundo o levantamento divulgado pelo Google, as companhias que decidem criar um site enxergam um aumento de 18% na receita. Os custos também são reduzidos em 29%, além de dobrar a participação de mercado.
8. Sites impulsionam vendas em negócios físicos e locais
Para varejistas tradicionais e pequenas empresas, trazer os clientes até as lojas pode ser essencial para gerar receita.
Com um site ou landing page é possível realizar campanhas locais para estimular esse tipo de visita divulgando horário de funcionamento, preços dos produtos nas lojas físicas, e informações específicas dos produtos disponíveis nas lojas próximas.
Basta traçar as estratégias que pretende seguir e colocá-las em prática para obter os resultados ao longo do tempo.
9. Bilhões de compras
Outro ponto importante quando falamos em compras online é que nem sempre as compras são movidas por uma busca genuína. Em alguns casos, as pessoas acabam encontrando um item para adquirir enquanto estão online.
Segundo os dados divulgados pelo Google, 48% dos consumidores que moram nos países pesquisados acabam realizando compras ao serem impactados por algo enquanto navegam. Em muitos casos, eles usam o buscador para encontrar o melhor produto da categoria, comparar preços e conferir avaliações. Dessa forma, temos mais um motivo para criar um site.
10. Ambiente que só cresce
Por fim, um ponto importante é que o número de sites criados cresce cada dia mais. Um estudo divulgado em julho deste ano pela Siteefy revelou que 252 mil sites são criados a cada dia, sendo 10.500 páginas criadas por hora, 175 por minuto e três por segundo.
Outro ponto importante é que, se considerarmos também as páginas que não estão mais ativas, há aproximadamente 1,1 bilhão de sites em toda a rede. Essa, aliás, não é uma marca recente, já que foi em 2014 que o mundo ultrapassou a casa de 1 bilhão de websites criados.
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