No tédio? Confira 8 comandos bobos do ChatGPT que vão te divertir

No tédio? Confira 8 comandos bobos do ChatGPT que vão te divertir

O ChatGPT já entrou na rotina de milhares de usuários por todo o mundo, que contam com a inteligência artificial (IA) no trabalho, nos estudos e em diversas outras tarefas. No entanto, além das funções produtivas, poucos sabem que o chatbot também da OpenAI pode se tornar um grande aliado nos momentos de tédio. A ferramenta generativa é capaz de criar piadas originais, recontar histórias famosas de um jeito engraçado e até mesmo simular uma conversa com pessoas famosas. Basta usar da imaginação para testar os limites da plataforma e descobrir formas criativas de utilizar o chatbot. A seguir, confira oito comandos bobos para testar no ChatGPT e se divertir agora mesmo.

1. Me conte uma história, mas escreva como se fosse…

O ChatGPT é capaz de escrever diferentes conteúdos a partir dos comandos que o usuário concede. Com isso em mente, é possível solicitar para a inteligência artificial desenvolver uma história em um estilo completamente inusitado: como se fosse uma receita. Com o prompt, a inteligência artificial responde com uma narrativa peculiar, seguindo o modelo de um passo a passo culinário.

O processo mostra a capacidade da IA em ser versátil na resolução de tarefas, além de evidenciar o conhecimento do chatbot em diferentes gêneros literários. O recurso pode ser especialmente útil para escritores que buscam inspiração ou um “empurrãozinho” na hora de criar narrativas novas.

ChatGPT cria uma história de suspense com Sherlock Holmes em forma de receita — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira
ChatGPT cria uma história de suspense com Sherlock Holmes em forma de receita — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

2. Me responda apenas com letras de músicas

Caso queira adicionar um toque musical nas suas interações com o ChatGPT, você pode solicitar à ferramenta que responda todas as suas perguntas com letras de músicas. Nos nossos testes, esse tipo de instrução funcionou melhor em inglês, portanto, pode ser interessante escrever os comandos com a ajuda do Google Tradutor antes de enviar ao chatbot. A partir da instrução “Hello! Let’s talk, but on one condition: you’re only answering me with song excerpts!” (Olá! Vamos conversar, mas com uma condição: você só pode me responder com trechos de músicas!), o ChatGPT usou trechos de músicas populares como “Uptown Funk”, de Mark Ronson e Bruno Mars e “I Love It”, de Icona Pop para conversar, gerando uma interação divertida e até debochada.

ChatGPT interage com o usuário a partir de letras de músicas — Foto: Reprodução/Yuri Neri
ChatGPT interage com o usuário a partir de letras de músicas — Foto: Reprodução/Yuri Neri

3. Termine uma história famosa de outro jeito

Caso queira imaginar um final diferente para aquela história que não acabou de um jeito legal, basta pedir para o ChatGPT criar um novo desfecho. Ao fornecer um comando como: “Crie um final diferente para Romeu e Julieta”, a ferramenta se encarrega de reescrever a história icônica de Shakespeare, surpreendendo os usuários compossíveis reviravoltas, finais felizes ou trágicos que podem ser criados pelo software..

Além de obras da literatura, também é possível solicitar ao ChatGPT que refaça finais de filmes, séries ou até mesmo jogos. O usuário ainda pode escrever um pedido mais específico, como “Escreva um final engraçado para “A Bela e a Fera”, para receber resultados ainda mais surpreendentes. Essa dica também pode ser útil para autores que não gostaram dos finais das suas própria histórias e buscam uma visão diferente para o projeto.

Final alternativo criado pelo ChatGPT para a história Romeu e Julieta — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira
Final alternativo criado pelo ChatGPT para a história Romeu e Julieta — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

4. Escreva um poema/rap sobre…

Solicitar ao ChatGPT que escreva um poema ou rap baseado em um determinado tema é mais uma forma de desafiar a capacidade criativa e literária da inteligência artificial. O usuário pode fornecer um comando como “Escreva um rap sobre sapatos importados” e receber da ferramenta um conjunto coeso de versos que abordam o tema especificado.

O ChatGPT é capaz de criar raps e poesias sobre os mais diversos temas imaginados pelo usuário — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira
O ChatGPT é capaz de criar raps e poesias sobre os mais diversos temas imaginados pelo usuário — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

Além de ser útil para passar o tempo, esse recurso também pode ser utilizado por artistas ou escritores que precisam de ajuda para desenvolver rimas. A inteligência artificial, ao gerar versos e rimas de forma coesa, pode ser uma ferramenta valiosa para impulsionar a criatividade e superar bloqueios artísticos.

5. Qual é a melhor/pior piada que você conhece sobre [qualquer tema]?

Se quiser se divertir e ao mesmo tempo conhecer o lado cômico de uma inteligência artificial, é possível perguntar ao ChatGPT qual é a melhor ou a pior piada que a ferramenta conhece sobre determinado tema. Ao receber o comando, o robô é capaz de oferecer trocadilhos e brincadeiras que podem surpreender — positiva ou negativamente — o usuário. Além disso, também é possível avaliar as piadas da inteligência artificial, o que permite que a ferramenta entenda cada vez mais o senso de humor do usuário.

Pergunte ao ChatGPT qual é a melhor ou a pior piada que a ferramenta conhece sobre determinado assunto — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira
Pergunte ao ChatGPT qual é a melhor ou a pior piada que a ferramenta conhece sobre determinado assunto — 

6. Crie uma piada a partir da frase…

A inteligência artificial do ChatGPT também é capaz de gerar piadas a partir das instruções do usuário. Ao fornecer um comando como “Crie uma piada a partir da frase: Amanhã é domingo”, o chatbot vai gerar uma piadinha curta com base no texto fornecido. Nem sempre elas vão fazer sentido ou ser realmente engraçadas, mas é possível se divertir conferindo o humor — ou a falta dele —presente nas respostas da ferramenta.

O ChatGPT pode gerar piadas de diferentes temas a mando do usuário — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira
O ChatGPT pode gerar piadas de diferentes temas a mando do usuário — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

7. Me responda como se você fosse [ator, celebridade ou personagem]

Essa dica é útil para quem já se imaginou conversando com um ator ou artista famoso. É possível pedir ao ChatGPT para que assuma o papel de determinada personalidade para ter um gostinho de uma interação com o seu ídolo. Ao solicitar que o ChatGPT responda como o ex-BBB Gil do Vigor, por exemplo, a inteligência artificial assumiu os bordões e trejeitos do economista, gerando uma conversa divertida que dá margem para várias brincadeiras. E o recurso não se limita apenas a personalidades famosas. Também é possível solicitar que o chatbot assuma a personalidade de personagens populares da ficção, como protagonistas de jogos, filmes, livros entre outros. Neste caso, a inteligência artificial utiliza os materiais disponíveis do personagem em questão para simular uma interação fiel a ficção.

ChatGPT responde como se fosse o Gil do Vigor e utiliza os bordões do ex-BBB — Foto: Reprodução/Yuri Neri
ChatGPT responde como se fosse o Gil do Vigor e utiliza os bordões do ex-BBB — Foto: Reprodução/Yuri Neri

8. Defina restrições

Definir restrições e estabelecer limites é uma forma de testar a capacidade da ferramenta de responder perguntas e resolver solicitações dentro de parâmetros rigorosos. Isso pode ser útil para personalizar o ChatGPT e obter respostas mais otimizadas da inteligência artificial em diferentes tarefas, mas também pode ser uma fonte de diversão. Dê à ferramenta um comando bobo e aleatório como “Me responda apenas com palavras que comecem com F” para testar os limites do ChatGPT e gerar resultados curiosos.

O ChatGPT se adapta para seguir as instruções do usuário — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira
O ChatGPT se adapta para seguir as instruções do usuário — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

Com informações de MageComp